VERSÃO PAULISTA DO RENOMADO SIMULADOR “PROTON BUS” FOI REALIZADA EM UNITY

A carioca foi lançada há pouco tempo, mas já garantiu mais de 5 milhões de downloads desde a criação, uma média de 300 mil usuários ativos.

Por Nathalia Abrantes

São Paulo

O paulista Marcos Elias Picão, 34, foi, originalmente, o criador do simulador realizado na plataforma Unity Technologies – assista ao vídeo abaixo -, que serviu de inspiração para trajetos fictícios. O nome não é colocado como um jogo, já que não há pontuação ou etapas a serem vencidas.

A Unity é muito mais do que a melhor plataforma de desenvolvimento em tempo real do mundo. É um ecossistema robusto projetado para, acima de tudo, permitir a criação de experiências que sejam fiéis à sua visão e alcançarem o devido sucesso.

Rio de Janeiro

Diferentemente de São Paulo, o carioca Thiago Batista Baker, 21, adaptou o Proton Bus para o cenário do Rio e buscou ser o mais fiel possível à realidade – até a quantidade de quebra-molas encontrada em cada rua. Auxiliar administrativo e cursando o 5º período de Economia, fora apaixonado por ônibus desde a infância, o que o influenciou a seguir adiante com a ideia.

“No começo, eu usava a versão paulista, e sentia falta da ambientação carioca. Como não tinha ninguém para fazer por mim, botei a mão massa. Acabou agradando também às outras pessoas.”, contou.

Ele começou a desenvolver o projeto pela Zona Norte, onde nasceu e foi criado. Desde então, avançou por seis bairros e uma comunidade, a Vila Cruzeiro. Criou seis linhas, sendo duas reais – 921 e 956, que vão da Vila Cruzeiro a Vicente de Carvalho e ao IAPI da Penha – e quatro fictícias. Além disso, criou um trecho do BRT Transcarioca que passa por sete estações entre a Penha e Vicente de Carvalho.

Para ser fiel à realidade, Thiago usou informações do Google Maps e com base na sua experiência por realizar o trajeto diariamente. Priorizou as construções que servem de referência em cada trajeto, como igreja, supermercado, posto de gasolina, viadutos, estações, a fim de não deixar o jogo pesado.

Segundo o site Extra, de início, a ideia do carioca era fazer para consumo próprio. Ao compartilhar, entretanto, o mod viralizou e o número de seguidores multiplicou da noite para o dia.

Sobre o simulador

 O “motorista” conduzirá diferentes modelos de ônibus – personalizáveis – pelas ruas, reúne os passageiros e tenta levá-los para onde quiserem. Eles interagem, como, por exemplo, dando bom dia, reclamando se estiver correndo demais ou se passar do ponto. Situações como superlotação também são retratadas. O jogador pode trocar o letreiro, abrir e fechar portas e janelas, usar freio de mão, ligar seta e dar ré enquanto está no volante.

Além disso, o simulador trabalha contra o tráfego fluente e tenta levar os passageiros sem acidentes, até porque, caso aconteça repentinamente durante a condução, os passageiros ficam infelizes. “O grande barato é que você vive todas as situações que um motorista enfrenta na rua, inclusive a interação com os passageiros.”.

Abaixo, confira o vídeo e saiba como funciona:

A nova versão pode ser baixada gratuitamente em celulares ou computadores.


Você sabia?

A Unity está em busca de criadores, empresas e escolas que já utilizam suas respectivas ferramentas ou gostariam de utilizá-las. Para oferecer esse suporte ao Brasil, ela trouxe, exclusivamente, dois programas: Unity Authorized Training Partner (UATP) e Unity Academic Alliance (UAA).

UATP

Esse programa é destinado para permitir que os centros de treinamento e os revendedores parceiros possam aproveitar a oportunidade de atender o crescente mercado de profissionais criativos com Unity e atender à demanda dessa comunidade com treinamento de alta qualidade.

São organizações de treinamento certificadas para oferecer cursos ministrados por instrutores sobre as soluções de software Unity. Para se qualificarem como um, os centros de treinamento precisam empregar instrutores certificados pela Unity para ministrá-los.

UAA

Por outro lado, esse programa oferece suporte a um consórcio de instituições educacionais pós-secundárias com perspectivas visionárias que estão comprometidas a informar, inspirar e fornecer, aos seus estudantes e faculdades, as habilidades necessárias para criar experiências imersivas.

Além disso, o membro possui benefícios exclusivos da Unity e todo o suporte e os produtos necessários por um preço significativamente menor. Sua instituição será reconhecida formalmente como líder em educação de ponta.

Quer saber mais? A ETC Brasil pode ajudar!

Caso possua alguma dúvida específica sobre algum software ou pensa em ser um parceiro da Unity e começar a impactar a sua região, entre em contato conosco, distribuidor autorizado!

Fontes: Extra e MobileGamer

Escrito por

Nathalia Abrantes

Compartilhar

Postagens mais recentes

Categorias

Sugestões

Deixe aqui sua sugestão de temas para nossas próximas matérias :)

Soluções completas e conectadas às tendências e às exigências do mercado.

Últimas postagens

Contact to Listing Owner

Captcha Code