A metodologia BIM veio para ficar e sua empresa não sabe nem por onde começar essa jornada para aumentar a eficiência e ter melhores resultados?
Desde 2020, existe um decreto que exige o uso do BIM na execução direta ou indireta nas obras e serviços de engenharia realizados por órgão ou entidades da administração pública federal.
E esse foi só o primeiro passo para uma grande mudança no setor de e construção, mas de que forma a sua empresa pode começar a implementar essa metodologia?
Antes de tudo, é preciso conhecer que o BIM possui 4 pontos importantes de atuação:
- Planejamento: através de informações geradas pela equipe do projeto combinadas com dados do mundo real e de captura da realidade. Assim, você poderá gerar contextos para seus projetos que serão construídos em ambientes naturais ou não;
- Projeção: com as ideias já prontas, é possível criar um projeto conceitual, com análises, detalhamentos e documentação do processo. Com o uso dos dados de BIM, você consegue informar as equipes de diversas áreas da construção sobre os cronogramas planejados e a logística necessária;
- Construção: momento da fabricação do seu produto que foi todo especificado pela metodologia. Tudo é compartilhado entre as equipes que são contratadas e empreiteiras para sincronizar o processo;
- Operação: finalizada a construção, os dados do BIM serão encaminhados para os responsáveis pelo produto que poderão avaliar seus dados operacionais e de manutenção. Dessa maneira, é possível acompanhar o seu edifício durante toda a vida, analisando possíveis reformas e economias de custo de forma preditiva.
A partir do conhecimento desses pontos, você poderá começar a preparar sua equipe para a implementação dos processos que estão sendo utilizados mundialmente na construção civil.
Leia também: Como a impressão 3D constrói casas com mais rapidez?
Implementação com sucesso
Como uma empresa visionária no desenvolvimento de softwares, a Autodesk® já vem incentivando o uso dessa metodologia há mais de 10 anos. Afinal, ela elaborou um documento no início dos anos 2000 nomeando essa metodologia.
Por ter um domínio muito grande sobre o assunto, ela elencou alguns passos que as empresas precisam tomar para implementar o BIM com sucesso:
- Estruture
A implementação do BIM deve ter apoio de toda a empresa, não pode ser uma iniciativa solo ou de uma equipe de tecnologia, afinal, o seu uso é essencial para as estratégias de transformação do negócio e mudança no gerenciamento dos processos.
Tenha uma visão dos ganhos que o BIM trará para a empresa e mapeie quais serão os principais elementos você irá implementar.
Uma estratégia para os líderes: seja inspirador e aspiracional sobre o assunto, eduque-se sobre a metodologia e tenha relações com bons conselheiros.
- Planeje ações táticas
A liderança precisa pensar nos resultados desejados alinhados aos objetivos estratégicos para gerenciar a mudança na empresa.
Uma forma de fazer isso é:
Definindo metas – educando, analisando e validando as mudanças;
Boa comunicação interna – demonstre todo dia o comprometimento com o BIM;
Treinamento – invista em treinamentos para que os participantes atinjam o sucesso;
Analise as mudanças – elenque os potenciais novos aspectos para o negócio;
Tenha boas práticas – avalie a efetividade de um projeto-piloto com um projeto revisado para encontrar erros, melhorar os padrões e processos, compartilhando boas práticas.
- Faça um projeto-piloto
Faça um projeto ficcional, refaça um projeto recente ou comece um projeto novo para um cliente. Esse é o seu momento de praticar a metodologia!
Nesse momento, deixe claro cada fase do projeto para entender como funciona o processo e, através da documentação desse projeto, será possível verificar os retornos sobre investimento (ROI) que ele traria.
E agora?
Depois de estruturar o BIM na sua empresa, é preciso selecionar as ferramentas ideais para a aplicação e ter uma equipe preparada para usá-las. A fim de oferecer o melhor para esse cenário, a Autodesk® preparou seus softwares da coleção AEC (Arquitetura e Construção), além de ter desenvolvido um específico: o BIM Collaborate.
O Autodesk BIM Collaborate se baseia totalmente na Web e não tem requisitos de sistema operacional. Ele conecta as equipes numa única plataforma, simplificando a colaboração, melhorando a comunicação, acelerando o fluxo dos projetos e reduzindo retrabalhos.
E para ter uma equipe preparada, procure por um dos Centros de Treinamento de Autorizado da Autodesk, somente neles que você poderá desenvolver um pessoal qualificado para usar os softwares com excelência.
Clique no link abaixo e encontre o Centro mais próximo de você: