ETC BRASIL: REPRESENTANTE DE TECNOLOGIAS PARA O CENÁRIO DA EDUCAÇÃO

A exemplo da robótica, a VEX é uma boa alternativa àqueles que desejam implementar em sala de aula

Por Nathalia Abrantes

Não é de agora que a tecnologia tem impactado vários âmbitos. Nos últimos anos, no entanto, o avanço tem trazido mudanças mais significativas para a sociedade. Segundo o artigo da Harvard Business Review, até mesmo a palavra “digital” ganhou novo significado: se antes era sinônimo de TI, hoje em dia é algo muito mais amplo.

Nesse contexto, a educação começa a integrar formas para se adaptar a este cenário. É o caso, por exemplo, da inclusão de novas metodologias, a fim de garantir ao aluno um futuro brilhante, que será cercado de tecnologias revolucionárias.

É quando a empresa ETC Brasil se destaca por representar tecnologias de ponta de alguns dos principais desenvolvedores do mundo. Fundada em 1992, a Educational Technology Consulting (ETC) Iberoamérica é uma empresa que se dedica a aplicar soluções tecnológicas na educação e processos de certificação desde o nível pré-escolar até o profissional. Portanto, ao iniciar as operações em 2007 no Brasil, toda sua repercussão se dá por acreditarem no poder da educação e da tecnologia para transformar a vida de pessoas e de organizações.

Robótica como fator relevante

Entre as diversas frentes da tecnologia, a robótica ganhou muito espaço, porque, devido a importância, tornou-se uma grande meta na educação, possibilitando a robótica educacional. Essa é uma metodologia de ensino que tem como objetivo fomentar, no aluno, a investigação e materialização dos conceitos aprendidos no conteúdo curricular.

Muito além da construção de projetos e programação de robôs, proporciona aprendizado prático por meio de atividades lúdicas, desenvolvendo a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos. Incentiva, por exemplo, o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões.

Qual seria o papel do aluno e do professor?

Com a robótica educacional, é possível aplicar o conceito de sala de aula invertida: o aluno é protagonista da sua jornada de aprendizado. Dessa forma, utiliza seu potencial para testar, degustar, implementar e ressignificar experiências. Nesse sentido, o professor tem papel de facilitador da aprendizagem, visto que o aluno possui o de construtor ativo da aprendizagem. Como resultado, há aceleração na curva de aprendizado das duas partes, disponibilizando maior envolvimento e desenvolvendo e criando uma melhor relação. Em outras palavras, a inovação e a ludicidade garantem uma aula divertida e diferenciada, garantindo a aproximação e torna o docente e a respectiva aula memoráveis.

Em conclusão, a tarefa do professor que exercendo como ser humano a irrecusável prática de inteligir, é desafiar o aluno com quem se comunica e a quem comunica, produzindo sua compreensão do que vem sendo comunicado. (FREIRE, 1996). Citando, também, GARCIA (2002 p. 48), “quer seja professor ou aluno, ao adotar uma atitude investigativa perante o conhecimento, certamente sofrerá transformações em suas relações com o processo e com o produto do mesmo.”.

Para o preparo de uma aula de robótica, geralmente, o professor precisa se utilizar de alguns componentes mecânicos e eletrônicos.

Em primeiro lugar, as partes estruturais – como peças, blocos, engrenagens e garras – são utilizadas para trabalhar tanto a parte de desenvolvimento criativo quanto a parte de montagem lógica, enfatizando cada funcionalidade.

Em segundo lugar, os motores são responsáveis pela locomoção do dispositivo robótico, podendo estar integrado outras peças a eles com o objetivo de melhorar o controle de velocidade e distância – como o encoder.

A parte de controle é responsável por receber e processar a lógica de programação desenvolvida pelo aluno, visando acionar engrenagens por meio do motor, iniciar sua locomoção, utilizar sensores, entre outras ações lógicas.

VEX Robotics como excelência em dinamismo

Incluída entre as mais apropriadas tecnologias disponibilizadas e aprovadas pela ETC Brasil, é uma metodologia educacional baseada, acima de tudo, em robótica e competições. Os kits são compostos por peças estruturais, exercícios e desafios que apoiam alunos e professores do 1° ao 9° ano e Ensino Médio nas atividades relacionadas ao STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Isso tudo através dos conceitos de prototipagem e engenharia com modelos físicos que evoluem conforme a aprendizagem. Vale ressaltar que esses kits são criados por engenheiros da NASA.

Dando suporte à trilha, os kits são apoiados por softwares de programação e modelagem virtual, que conduzem o aprendizado em práticas dirigidas pela robótica e programação.

A programação – que, inicialmente, é feita em blocos, podendo perpassar por linguagens mais robustas como o C – traz a estrutura necessária para o aprendizado de qualquer tipo de linguagem posteriormente. São exemplos: variáveis, acionamentos, laços de repetição, configuração de motores, entre outros.

O Super Kit da VEX ajuda um grupo de 2 a 4 alunos a construir o que imaginam, levando a robótica educacional ao próximo nível. 

Os alunos podem usar o controlador de mão com o código pré-programado para conduzir os robôs, ou programá-los para execução autônoma usando os sensores inteligentes . As instruções de Clawbot IQ incluídas ajudam os alunos a construir, facilmente, seu primeiro robô. Mas a grande variedade de partes adicionais, também incluídas, significa que uma equipe de alunos pode construir um robô maior, mais forte e mais funcional. São inclusos:

  • Mais de 800 componentes estruturais e de movimento
  • 4 motores inteligentes, 7 sensores, cérebro robótico, controlador e baterias incluídas
  • Bandeja e bandeja de armazenamento incluídas para armazenamento organizado de todas as peças

Conclui-se que:

A tecnologia, apesar do que é exposto e falado diariamente, tem seu papel fundamental na vida acadêmica. O aluno, através dessa, torna-se protagonista da aprendizagem, é estimulado à curiosidade e à interação, integra valores e competências, além da melhoria na produtividade. Em suma, a empresa ETC assegura metodologias dadas como diferenciais na formação de discentes, garantido uma educação repleta de oportunidades para o futuro.

Escrito por

Nathalia Abrantes

Compartilhar

Postagens mais recentes

Categorias

Sugestões

Deixe aqui sua sugestão de temas para nossas próximas matérias :)

Soluções completas e conectadas às tendências e às exigências do mercado.

Últimas postagens

Contact to Listing Owner

Captcha Code