Empresas que não se digitalizarem podem ficar obsoletas

Essa foi a conclusão feita pelo presidente da BBM Logística, empresa de transportes que conta com uma frota que chega 4,5 mil veículos. Além disso, a empresa tem um faturamento que ultrapassa R$ 2 bilhões.

Apesar de ser de um setor tradicional da indústria, ela não perdeu a oportunidade de investir em sua digitalização e no uso da Inteligência Artificial.

Sobre a BBM Logística

A BBM oferece soluções logísticas de ponta a ponta, que abrangem desde a origem dos materiais até a entrega ao cliente final. Há mais de duas décadas, atua no setor com agilidade, expandindo sua presença para todo o território nacional e outros sete países do Mercosul.

No âmbito tecnológico, a empresa se destaca por possuir o maior ERP logístico da América Latina, integrando operações, facilitando o acesso a recursos e agiliza a análise de dados.

Além disso, ela conta com uma plataforma digital logística robusta, considerada a maior do Mercosul, que visa transformar o modelo operacional atual em uma rede totalmente digital.

Sem dúvidas esse foi um dos motivos que fizeram o Financial Times a eleger como uma das 500 empresas com maior crescimento nas Américas. Com isso, ela se posicionou como uma das mais desenvolvidas!

A exigência da digitalização

Em sua entrevista para O Globo, Antonio Wrobleski, presidente da BBM Logística, enfatiza que a digitalização é essencial para todas as empresas, independentemente do setor em que atuam. Ele afirma:

“Quem não se digitalizar, estará morto em cinco anos” – Antonio Wrobleski, em O Globo.

Dessa forma, a empresa iniciou sua jornada digital há cinco anos, com a criação de uma plataforma digital em parceria com a Totvs, uma importante empresa brasileira de software.

A plataforma integra todo o ecossistema de operações em um único local, melhorando a eficiência, reduzindo custos e minimizando emissões de carbono.

nuvens de fumaça e energia eólica
Nuvens de fumaça saindo de uma fábrica

Leia também: Como a inovação melhora a sustentabilidade na construção civil

Além disso, a BBM Logística está trabalhando para agregar inteligência artificial à sua operação, utilizando dados em nuvem para otimizar rotas e prever possíveis restrições de transporte.

Uma das aquisições estratégicas da BBM foi a startup Diálogo, que trouxe especialização em logística de comércio eletrônico. Com isso, a empresa conseguiu ampliar sua atuação para o consumidor final e criar sinergias entre as operações de carga fracionada e e-commerce.

Outro avanço significativo é a capacidade de coletar e analisar dados para tomar decisões mais informadas. Isso inclui informações sobre tráfego, condições climáticas e comportamento dos clientes, o que contribui para a segurança e eficiência das viagens.

Conclusão

Assim como a BBM Logística está investindo fortemente em tecnologia e inovação para se manter à frente no competitivo setor de transporte de cargas, outras empresas também podem.

Hoje, com as soluções da Autodesk, setores como arquitetura e construção civil não precisam mais oferecer serviços de forma tradicional, é possível se digitalizar.

Softwares como Revit, Bim Collaborate e Naviswork Manage permitem que você simplifique as revisões de projetos, tenha um ambiente comum de dados, gerencie problemas de forma centralizada e ainda tenha uma colaboração fluida entres os engenheiros civis.

Essa abordagem visionária está possibilitando inúmeras empresas de oferecerem serviços mais eficientes, sustentáveis e alinhados às demandas futuras do mercado.

Escrito por

Bruna Martins

Compartilhar

Postagens mais recentes

Categorias

Sugestões

Deixe aqui sua sugestão de temas para nossas próximas matérias :)

Soluções completas e conectadas às tendências e às exigências do mercado.

Últimas postagens

Contact to Listing Owner

Captcha Code