Indústrias e consumidores: vamos salvar o solo

Originalmente feito por Luz María Vásquez e publicado no blog da Autodesk

Está bem claro que não estamos fazendo um bom trabalho cuidando do meio ambiente e estamos gastando recursos e produzindo uma tonelada de lixo. Portanto, é importante começarmos a incorporar os ciclos naturais em nossos processos industriais. Isso significa usar os recursos de forma mais eficiente e circular para que possamos criar um futuro mais resiliente.

A circularidade é a chave para a sustentabilidade, e a tecnologia está desempenhando um papel importante para que isso aconteça. Ao usar ferramentas como modelos BIM e design assistido por computador, podemos criar soluções mais eficientes e eficazes sem prejudicar nosso meio ambiente ou nossa economia.

Mas sejamos realistas, a tecnologia não resolve tudo. Precisamos trabalhar de mãos dadas com a natureza para encontrar soluções holísticas que levem em conta os fundamentos que temos ignorado por muito tempo.

Sadhguru está liderando uma grande campanha sobre como estamos destruindo o planeta e estragando o solo e como podemos fazer para salvar o solo, com o apoio de grandes atores como a ONU, o Fórum Econômico Mundial e mais de 25 governos.

A ONU diz que até 2045 teremos 40% menos comida para 25% mais pessoas do que temos agora, o que significa 2 bilhões de pessoas a mais. Então, Sadhguru e sua equipe estão tentando fazer com que 3,5 bilhões de pessoas exijam que seus governos façam leis para restaurar o solo, o que levará de 10 a 15 anos.

Basicamente, precisamos encontrar soluções que não apenas resolvam o problema, mas, também, tornem as coisas melhores para todos. O Fórum Econômico Mundial está falando em criar Sponge Cities, que são cidades com uma camada orgânica que pode absorver e reter a umidade, já que um solo saudável pode regular o ciclo da água e prevenir inundações, erosão e secas. Além disso, ajuda a biodiversidade e garante que tenhamos comida suficiente para uma população crescente.

E veja só – o solo é a segunda melhor coisa para armazenar carbono no planeta depois dos oceanos. Mas, agora, estamos liberando mais carbono na atmosfera destruindo o solo do que queimando combustíveis fósseis.

Você sabia que existem empresas na Colômbia e no Brasil fazendo coisas incríveis pelo meio ambiente?

Uma delas é a Empresa de “Desenvolvimento Urbano de Medellín”, que há mais de cinco anos ajuda a transformar a cidade criando projetos urbanos tornando-a um lugar melhor para se viver. Outra empresa, é a “BlueBird Coffee” da Colômbia, onde usam dados de safras de café e condições climáticas para melhorar o sabor do café e torná-lo ainda melhor.

Isso poderia ter muitos outros usos legais, como construir casas, escolas ou até mesmo cidades que usam agricultura regenerativa para ajudar o meio ambiente.

Mais um exemplo, é o paulista Alexandre Furcolin, cujos projetos arquitetônicos utilizam software BIM para agregar plantas às cidades, tornando-as mais saudáveis ​​e biodiversas. Ao usar software BIM e sistemas de gerenciamento de dados como ESRI e Infraworks, podemos trabalhar juntos e compartilhar informações para fazer as melhorias que sejam boas para todos.

Esta é a única maneira de equilibrarmos a economia com o meio ambiente e enfrentarmos juntos os desafios globais!

Escrito por

ETC Brasil

Compartilhar

Postagens mais recentes

Categorias

Sugestões

Deixe aqui sua sugestão de temas para nossas próximas matérias :)

Soluções completas e conectadas às tendências e às exigências do mercado.

Últimas postagens

Contact to Listing Owner

Captcha Code