A transformação que o Design Generativo trouxe para a construção civil

Num mundo onde a Inteligência Artificial tem ganhado espaço como uma solução para otimizar o fluxo de trabalho de diversas áreas, o Design Generativo veio para combinar a I.A., Machine Learning e o Design para solucionar problemas através dos dados.


Já imaginou ter que construir um estádio de futebol, mas se deparar com dificuldades como: otimização do espaço, custo dos materiais e ainda garantir uma boa visão do campo para os espectadores? E se você tivesse que fazer modelo a modelo desse estádio até encontrar a solução ideal. Complicado, não é mesmo?

Por isso, o uso do Design Generativo foi a solução ideal para todos esses desafios encontrados na rotina de quem trabalha na construção civil.

E não é de hoje que se tem falado disso, na verdade, a Autodesk® vem há alguns anos abordando o assunto, sendo um tema do Autodesk University lá em 2018 quando Morgan Fabian mencionou estar focada nessa solução.

A partir dessa ferramenta, que une Inteligência Artificial e Machine Learning, o projetista consegue:

  • Definir o problema;
  • Descrever os objetivos e as restrições do projeto;
  • Criar opções de design para serem exploradas.

Porém, podemos ir além, incluindo arquivos de base, por exemplo, um objeto modulado em outro software e que se adequaria a ideia da equipe.

Além disso, através do Machine Learning, essa solução permite que você selecione mais de uma opção e diga quais se encaixam melhor ao seu projeto e, consequentemente, gere novos produtos baseados na avaliação da sua equipe.

Benefícios do Design Generativo

Com todas essas possibilidades, o Design Generativo possibilita que a indústria otimize seu fluxo de trabalho, chegue em soluções mais econômicas e crie projetos nunca imaginados.

E, ainda, como o software auxilia na criação de peças com formas complexas, a impressão 3D é ideal para criar produtos, uma vez que ela possibilita a criação dessas formas e ainda é mais econômica.

Numa época em que tempo é dinheiro, acelerar processos que poderiam levar semanas é de fato um benefício e tanto!

Leia também: Como a inovação melhora a sustentabilidade na construção civil

Como funciona o fluxo de trabalho com Design Generativo?

De acordo com a Autodesk®, grande especialista no software, temos 6 passos:

  1. Gerar: o sistema gera opções de design a partir dos parâmetros especificados;
  2. Analisar: medição e análise dos designs gerados para entender quão próximos eles estão do objetivo;
  3. Classificar: a partir da análise, é necessário ranquear os resultados;
  4. Evoluir: o processo de ranqueamento auxilia na direção em que novas opções podem ser desenvolvidas ou as atuais podem ser melhoradas;
  5. Explorar: o designer compara e explora os designs gerados, inspecionando os resultados baseados em seus critérios originais;
  6. Integrar: escolhendo sua melhor opção, o designer pode utilizá-la em seu projeto ou trabalho.

Todo esse processo é feito rapidamente com dezenas de opções para o designer avaliar, sem obrigatoriamente modelar objetos previamente para gerar uma solução.

    Introduzindo o Design Generativo na sua empresa de construção civil

    A grande fabricante de software, Autodesk®, vem desenvolvendo há anos seus produtos para se adaptarem ao futuro e, se em 2019 havia um protótipo, hoje temos o software completo!

    Abaixo, você pode verificar a extensão dentro do software Revit® da Autodesk® que está disponível para os assinantes da AEC Collection:

    Possibilidades do Design Generativo no Revit 2021

    Essa extensão vem com 3 estudos de projeto comuns aos programas de construção comercial:

    • Three Box Massing: varie as alturas e as posições relativas de três volumes de massa para estudar seu impacto visual e, ao mesmo tempo, calcule áreas de superfície e volumes.
    • Layout do espaço de trabalho: crie configurações de mesa em uma sala, levando em conta portas, janelas e colunas. Além disso, calcule as distâncias até as saídas, as vistas para o exterior e muito mais.
    • Otimização de vistas de janelas: gere pontos de vista dentro do modelo e calcule a pontuação da qualidade das vistas para o exterior a partir de cada um desses pontos.

    O Design Generativo surge como uma integração promissora que veio para agilizar processos de tomada de decisões, possibilitar a criação de projetos inovadores e utilizar tecnologias de forma eficiente, essa abordagem representa uma evolução emocionante na interseção entre tecnologia e design.

    Com a disponibilidade crescente de ferramentas e estudos de projeto, a implementação do Design Generativo está se tornando mais acessível e prática.


    Quer capacitar pessoas para os desafios da construção civil?

    Escrito por

    Bruna Martins

    Compartilhar

    Postagens mais recentes

    Categorias

    Sugestões

    Deixe aqui sua sugestão de temas para nossas próximas matérias :)

    Soluções completas e conectadas às tendências e às exigências do mercado.

    Últimas postagens

    Contact to Listing Owner

    Captcha Code