Dos esboços às telas: a jornada no mundo da animação do Lan Morais com os softwares da Toon Boom

Lan Morais, nordestino raiz, topou participar de uma entrevista com a gente para conhecermos um pouco mais sobre sua trajetória, seus projetos como parte do time da Copa Studio, e, no final, um conselho para quem está começando neste mercado.

Quando começou sua história como animador?

Lan: A minha trajetória teve uma alavancada um pouco antes da pandemia, porque a animação é um pouco difícil de se ingressar, um mercado muito fechado, principalmente para quem é do interior ou do Nordeste, assim como eu.

Eu já desenhava desde criança e, depois do ensino médio, eu trabalhei em gráfica fazendo a parte de arte. E, nessa época, que comecei a Faculdade de Cinema e Audiovisual, dentro do curso eu conheci a área de animação e, desde o 3º semestre da faculdade, já fui tentando esboçar meu TCC, porque eu decidi que queria fazer animação.

Em 2017, quando eu terminei o curso, eu entrei para uma agência de publicidade, no cargo de Diretor de Arte. Depois de três anos trabalhando na agência, fui para a TV Sudoeste, afiliada Rede Globo, na área de Publicidade. Foi nesta época que eu comecei a aprender, na prática, mais sobre animação.

Dentro da TV, fui conseguindo alguns trabalhos como freelancer em Motion Designer e, a partir deste momento, eu percebi que é possível trabalhar com animação sem sair de casa. Então, eu pedi demissão da TV e fui trabalhar apenas de trabalhos freelancers em home office.

“Eu gosto de ser Motion Designer, mas meu sonho mesmo é trabalhar com série de TV”

Fiz meu portfólio e fui enviando a todos os estúdios do Brasil. Hoje, eu trabalho como fixo no Copa Studio, parte de rigging e desenho próprio e, quando é necessário, dou um toque na animação.

Quando/como surgiu a oportunidade de trabalhar na Copa Studio? E eles especificaram algum software que precisava de conhecimento?

Lan: Há 2 anos atrás, o Copa Studio fez uma seleção para trabalhar para eles e, como eu falei, no meu TCC eu tive que fazer cenário, criação de personagem, rigging, entre outros processos, porque você tem que estudar e conhecer tudo.

Então, teve a chamada para contratar novos animadores que tinham conhecimento em Toon Boom, principalmente no Harmony, fiz o processo seletivo, passei e, desde então, sou um dos 2D Rigger do estúdio.

Entrando no assunto de produção e criação, você animou o trailer da série “Contra las Cuerdas” da Netflix. Qual foi sua reação ao saber que eles queriam uma animação de sua autoria?

Lan: A produtora entrou em contato com a Copa Studio e comunicou que eles precisavam de alguém que animasse quadro a quadro e, nesse processo, fiz uma mesclagem do tradicional quadro a quadro com o rigging em Toon Boom. Este projeto, em específico, demorou 2 meses, do início até o final de todo o processo de conclusão do trailer.

Como foi a fase de planejamento desse projeto? E como é o resumo criativo da Netflix?

Lan: A parte de planejamento é sempre uma loucura! Nunca sabemos quando de fato será aprovado o resultado da animação, e sempre tem aquele vai e volta da revisão com a produtora.  

Já o resumo criativo, muitas vezes, acontece de maneira mais interna. O pessoal de Publicidade não tem muito conhecimento dessa parte de animação tradicional ou ‘cutout’, como o pessoal especializado em animação tem. Ou seja, acaba deixando algumas referências para o responsável pela criação e desenvolvedor da animação, onde vai trocando ideia com o diretor.

Dando uma olhada no seu Instagram, vimos que você animou o especial de carnaval do ‘Irmão do Jorel’. Como surgiu essa ideia?

Lan: Esse projeto surgiu em fevereiro de 2022, e demorou 6 meses de produção. Temos muita liberdade criativa dentro do Copa, inclusive, se você assistir, vai perceber que tem figurantes e muitos deles foram feitos por nós mesmo.

Especial de Carnaval do Irmão do Jorel

Sabemos que esse universo da animação está crescendo cada vez mais. Pra fechar: qual conselho você daria para quem está começado agora?

Lan: Vou dar o conselho que eu dou para todo mundo: seja cara de pau! Foi a forma que eu consegui. Estuda e pratica animação, porque, só dessa maneira, você vai conseguir chegar aonde você quer.  Faça um portfólio de 15 segundos e comece a enviar nos grupos, que vai crescendo e ganhando experiência a partir do tempo.

Curtiu? Para saber mais sobre o trabalho do Lan, clique aqui e saiba mais!

Escrito por

ETC Brasil

Compartilhar

Postagens mais recentes

Categorias

Sugestões

Deixe aqui sua sugestão de temas para nossas próximas matérias :)

Soluções completas e conectadas às tendências e às exigências do mercado.

Últimas postagens

Contact to Listing Owner

Captcha Code