Desde 2018, o Governo Federal vem investindo na metodologia BIM. Seus objetivos principais são a promoção da modernização e da transformação digital no setor da construção civil.
Com isso, o Governo emitiu o “decreto BIM” em que torna o uso dessa metodologia como uma obrigação em obras e serviços de engenharia realizados, direta ou indiretamente, por órgãos e/ou entidades da administração pública federal a partir de 2021 (decreto n° 10.306 emitido dia 02 de abril de 2020).
Foi a partir dessa obrigação que a Eletrobras Chesf começou a estudar como aplicar essa metodologia em suas usinas hidrelétricas.
E, ela encontrou na Autodesk® as soluções ideais para seus projetos.
O processo
Com a parceria da Autodesk®, a Eletrobras Chesf começou o seu projeto-piloto na Usina Sobradinho, sendo pioneiros na implantação de BIM em Usinas Hidrelétricas.
Por serem usinas já existentes, a empresa escaneou o empreendimento, processo conhecido como “scan to BIM”, gerando pontos de informação em nuvem. Com isso, a equipe poderia analisar esses dados através do modelo As-Is para, enfim, começar o projeto.
Dessa forma, eles puderam executar a obra e já ter a usina modelada com as informações necessárias. Dados que podem ser usados nas operações atuais e futuras manutenções, podendo, inclusive, planejar a modernização do empreendimento.
Para isso, além de escanearem o empreendimento, foi necessário a inserção dos maquinários utilizados na operação da usina. Um exemplo são os quadros de distribuição de carga em que a equipe informou: parâmetros, operação, esquema, SAP e manutenção.
Consequentemente, a equipe da Eletrobras Chesf chegou a criação de um Modelo Federado, isto é, a junção de todos os ambientes separados em um só. Formando uma usina completa num ambiente digital e em 3D.
E, ainda, integrando todo o empreendimento virtual ao que chamamos de Common Data Enviroment (CDE), isto é “ambiente comum de dado”.
No caso, o CDE era a Autodesk Construction Cloud®, que disponibiliza as informações para as equipes de:
- Engenharia
- Gestão de Projetos
- Operação da Usina
- Manutenção
- Fiscalização
Leia também: Empresas que não se digitalizarem podem ficar obsoletas
Os resultados
Alguns anos após a Eletrobras Chesf iniciar seus estudos em relação à metodologia BIM aliada aos softwares da Autodesk®, a empresa pôde concluir 2 projetos (Usina de Sobradinho e Usina Paulo Afonso IV) e já iniciou um terceiro (Usina Luiz Gonzaga)!
E, se antigamente era necessário levar o “papelzinho” para o campo e verificar os equipamentos que teriam alguma não conformidade, agora tudo é feito eletronicamente. Imagine ter que fazer a gestão de 160 documentos de não conformidade?
Sem dúvidas, a tecnologia aliada a metodologia BIM não é mais uma questão de uma entrega extra, é uma revolução que veio para ficar. Com isso, poderemos desenvolver ainda mais todos os setores de nosso país.
Como começar?
Assim como a Eletrobras Chesf precisou passar por um treinamento para entender as soluções ideias e ter profissionais preparados para a metodologia BIM, a sua empresa também pode!
Atualmente, o Brasil conta com 150 Centros de Treinamento Autorizado da Autodesk®. Procure aquele que mais se encaixa no seu perfil e não fique para trás.