Preparando alunos de movelaria para a indústria 5.0

Descubra como uma ferramenta digital permitiu com que uma turma ficasse apta para atuar no mercado de trabalho cada vez mais tecnológico.


O momento da indústria 5.0 está chegando e, nessa fase de transição, precisamos nos adaptar a diversas ferramentas e a aprendizados necessários para o desenvolvimento de nossa sociedade.

Uma das características dessa época é a integração entre humanos e máquinas, dando mais personalidade e valor aos produtos desenvolvidos pelas indústrias.

Nesse caminho, o surgimento da Manufatura Aditiva (Additive Manufacturing – AM), também conhecido como impressão 3D, se tornou imprescindível nos processos de criação, uma vez que além de produzir peças que serão utilizadas em maquinários maiores, os fabricantes poderiam testar o produto com uma réplica fidedigna feita com um material mais econômico.

Com isso, quem trabalha com design de produtos precisou adquirir habilidades relacionadas à modelagem 3D para encaminharem ao processo de Manufatura Aditiva.

Esse foi o caso do Matheus, aluno do curso de movelaria, que aprendeu a usar o Autodesk Fusion® para modelar os móveis virtualmente, fazer a impressão 3D e, por fim, fabricar perfeitamente móveis que foram ganhadores de um evento entre os alunos.

O interessante no caso do Matheus é que a sua turma foi pioneira na adoção do software dentro do currículo do curso técnico e, com isso, pôde receber um certificado oficial da Autodesk®, reconhecido internacionalmente!

cadeira de balanço sem nenhum sistema de fixação e sua impressão 3D

Leia a seguir a entrevista que fizemos com o Matheus

Quais foram as dificuldades que você encontrou fazendo o curso de Movelaria?

Então, eu entrei sem saber nada de móveis… E aprendi bastante, sabe? Tanto a gestão estratégica, quanto a projetar móveis, planejar…

Então vocês aprenderam desde planejar até a produzir os móveis de fato, ganharam até uma Competição que vocês (alunos) tiveram entre si!

Sim! Isso foi muito fantástico! Porque eles (os professores e o curso) proporcionam tanto uma estratégia por trás, uma ferramenta de ensino, só que também executam. Os maquinários deles são muito bons, sabe? Bem diferenciado.

Uma ferramenta, inclusive, é o Autodesk Fusion®. Como ele te ajudou nos seus projetos de movelaria?

O Fusion é mais parte técnica, assim, construtiva. Enquanto os outros softwares você pega o módulo, sobe, ajusta as medidas, o Fusion ajuda a construir, ter uma vivência mais técnica porque você vai ter que fazer peça a peça… Isso te ajuda, te proporciona uma experiência bem profunda. Eu gosto bastante.

Você mencionou agora que faz projetos. Então você aprendeu e começou a fazer projetos independentes, além da conclusão do curso?

Exatamente! Eu sempre fui uma pessoa que sempre quis fazer mais, sempre quis me aprofundar e quando o professor me ensinou, acho que eu me interessei muito. Fui atrás, fiz muitos projetos.

Agora me conta, eu soube que vocês ganharam a Competição com a execução de um closet, teve até uma avaliação técnica! Como esse software te ajudou na elaboração desse projeto?

A gente fez um projeto do zero e ele ajudou muito a saber quais eram as medidas que a gente precisava inserir em cada módulo. Ajudou tecnicamente a visualizar, mas também a execução, não só esse projeto, mas a gente usou em outros.

Eu inclusive vi um deles que foi a cadeira que vocês fizeram primeiro no software, depois um protótipo e produziram. Como surgiu a ideia desse extra como foi a cadeira? Como vocês planejaram ela?

Sensacional, você não tem ideia! O professor surge assim no primeiro dia de aula do segundo semestre falando assim: “Gente, tenho um desafio pra vocês: fazer uma cadeira de balanço sem nenhum sistema de fixação, só encaixe, utilizando a ferramenta Fusion e valendo nota.”

Cada um ali pesquisando, cada um fez um protótipo, correria, mas, no final, ainda bem que deu certo!

E o que você achou dessa possibilidade de conectar o software a uma impressora 3D?

É fora da realidade assim, sabe? Pra quem olha e fala: “Nossa, que fantástico!” e você também não consegue se segurar e falar “Nossa, eu sou profissional.” Foi muito legal mesmo. A experiência de conseguir projetar, modelar no Fusion e conseguir imprimir. Porque ele dá essa ferramenta, esse auxílio, muito fantástico.

E você falou dos seus outros projetos, você pode contar um pouco sobre o que vem por aí ou o que você já criou?

Um portfólio muito grande!

Projetos extras do Matheus usando o Autodesk Fusion®

Mesmo de férias, Matheus tem feito trabalhos de movelaria usando o software e, quando perguntado se era apaixonado pela área, respondeu: “Não vou sair nunca mais!”

É um software que integra tudo e te dá

uma experiência bem imersiva.”

O que te impressiona tanto para nas férias abrir o software e testar. É para melhorar suas habilidades pro mercado de trabalho e ter essa experiência? É porque ele te entrega algo que você não tinha visto antes?

Ele é muito único, você tem um contato surreal que em outros softwares, você não tem. Como eu falei, você consegue criar do zero e ter essas interações, por exemplo:

Projeto de um armário feito no Autodesk Fusion®

Como foi esse processo do closet? Sair do software e montar as peças, foram vocês que montaram?

Foi…. Algumas pessoas não tinham vindo da movelaria, elas vinham de outra área e no terceiro termo que fomos desafiados para fazer o closet e foi um baque, fazer um projeto imenso, sabe? Mas a equipe comprou o barulho.

Por que você indicaria o Autodesk Fusion® para as indústrias?

Porque é algo totalmente novo e que entrega o que os outros softwares não entregam. É uma experiência imersiva, só quem usa vai saber… E, depois de um tempo, quando pega a prática, é muito surreal a experiência imersiva que você tem de construir peça por peça.

Eu, que sou projetista júnior hoje numa empresa, ele também te possibilita fazer um executivo do projeto. Ele especifica os tamanhos, material, as medidas… Então você mostra para o cliente em 3D e aqui (no projeto executivo) você manda pra fábrica, com as larguras, altura, medida dos módulos.

Você consegue dar todas as informações para o cliente de uma forma muito mais prática. Pro cliente, pra fábrica… É bem integrador!

Mostrando isso na empresa, você acha que as pessoas já conseguem enxergar de outra forma?

Acho que hoje, os softwares principais te alienam muito na forma como você constrói, você está acostumado a pegar o módulo, a medida certa e colocar na planta do cliente e pronto. Então você não se aprofunda na maneira construtiva. Nós que somos técnicos a gente tem que saber peça, insumos, ferragens, material certinho. Desde projetar a executar, acho que outros softwares não dão essa possibilidade.


Matheus foi um dos alunos impactados pelo uso do Autodesk Fusion® e que relata exatamente o que podemos esperar do uso de soluções digitais na área de desenvolvimento de produtos.

Quer saber mais sobre como essa e outras soluções digitais podem mudar o ensino do seu curso profissionalizante ou da sua empresa?

Escrito por

Bruna Martins

Compartilhar

Postagens mais recentes

Categorias

Sugestões

Deixe aqui sua sugestão de temas para nossas próximas matérias :)

Soluções completas e conectadas às tendências e às exigências do mercado.

Últimas postagens

Contact to Listing Owner

Captcha Code