Por Nathalia Abrantes
Para contribuir com o enfrentamento do avanço da Covid-19 no Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), construiu uma unidade hospitalar: o Hospital de Terapia Intensiva. Localizado no Rio de Janeiro, em Manguinhos, o espaço conta com leitos exclusivos para tratamento de pacientes infectados pelo vírus. O projeto foi conduzido pela RAC Engenharia S.A de Curitiba, Paraná.
Pela urgência acerca da velocidade de contágio e dos altos números divulgados diariamente, a obra foi considerada urgente. Como resultado, foi projetada e construída em 50 dias.
Para cumprir o prazo, o empreendimento foi modelado no software BIM da Autodesk. Em suma, ele é responsável por reunir dados de infraestrutura da construção durante todo o ciclo de vida do projeto e permitir maior agilidade e assertividade em processos construtivos.
Segundo Ricardo Cansian, sócio fundador da RAC Engenharia, a entrega de uma obra de grande complexidade só foi possível devido ao uso da plataforma BIM e o Autodesk Revit para desenvolver toda a arquitetura e os projetos complementares. “É possível criar a estrutura da edificação e todos os seus sistemas complementares, como hidráulica, elétrica, tubulações de gás e ar condicionado, por exemplo. A solução nos permite desenvolver projetos muito mais completos de uma forma mais rápida.”.
Além disso, a integração entre profissionais possibilitou um sistema mais dinâmico e colaborativo, não causando conflitos no projeto e não havendo atrasos por erros. Isso, porque permite a detecção de interferências no andamento da obra. Em outras palavras, o software possui todas as funções necessárias para evitar problemas e concluir o trabalho de forma simples, flexível, prática e de alta qualidade.
Esses e outros motivos reforçam, portanto, a sua importância em tempos de Indústria 4.0. “É o que tem de mais inovador no mercado”, afirma Cláudio Pinto, diretor de vendas da Autodesk.
De acordo com a Cogic, todos os leitos são inteiramente regulados e receberão apenas pacientes transferidos da rede de saúde pública. Após a pandemia, o espaço continuará sendo utilizado na área de assistência à população da Fiocruz.
Quer saber mais informações sobre o BIM?
Quer saber como obter os softwares Autodesk?
Fontes: COGIC e Revista Grandes Construções.