Immagini Animation Studios sobre a preparação de Chef Jack

chef jack e seu amigo viajando o mundo

Conteúdo de Jenna Pearl traduzido por Toon Boom

Na produção da Immagini Animation Studios, Chef Jack: The Adventurous Cook (no original, em português: Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro) , Jack, o protagonista da história, viaja pelo mundo em busca dos melhores ingredientes para criar suas receitas exclusivas. A atual missão dele é encontrar os ingredientes necessários para vencer um concurso de culinária que havia perdido no passado.

Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro é um filme sobre uma viagem repleta de aventuras, cujo arco narrativo é um concurso. Ele se inspira em influências tão diversas como Os Caçadores da Arca Perdida A Nova Onda do Imperador , ao mesmo tempo que mantém uma perspicácia tipicamente brasileira. Tivemos a oportunidade de conversar sobre o filme com os produtores executivos, Luiz Fernando de Alencar e Giordano Becheleni, e saber mais sobre as ideias deles a respeito de Chef Jack e da produção de um longa-metragem de animação 2D no Brasil. 

Trailer de Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro. Produzido pela Immagini Animation Studios e distribuído pela Sony Pictures Brasil.

Como você descreveria a função de cada um neste projeto e o que considera um dia típico de produção?

Giordano: Estabelecemos etapas [distintas] em nosso canal de produção. Em primeiro lugar, temos a fase de preparação. Nós nos reunimos com nossos diretores: – do filme, de arte e de animação. Em seguida, após estruturar o roteiro, passamos para os storyboards, usando o Storyboard Pro. Depois, seguimos para a fase de produção. 

Tínhamos quase 120 pessoas trabalhando diretamente no filme. Foi ótimo, porque, aqui no Brasil, produções de animação não são comuns. Assistimos muito à Dreamworks, à Disney, essas coisas. Apesar de ter sido um desafio, acreditamos no nosso potencial. 

E, claro, mais uma vez, o uso desse software facilita o processo, pois otimiza o tempo e o orçamento. O público normalmente conhece a Disney e a Dreamworks, [o que influencia] sua opinião sobre a qualidade do filme. E fizemos o nosso melhor. Foi uma ótima experiência para nós.

Após a produção, entramos na pós-produção, fase em que cuidamos de dublagem, trilha sonora e sonoplastia. Na pré-produção, os personagens negros foram [interpretados] por atores e atrizes negros. Temos consciência da importância de promover a igualdade. 

Chef Jack é um filme com distribuição internacional, mas vocês tiveram a oportunidade de empregar talentos brasileiros, mantendo a língua portuguesa. Como foi essa experiência?

Giordano: Bem, nossa produtora fica no Estado de Minas Gerais. Chef Jack foi o primeiro filme de animação da história do nosso Estado. A abertura dessa janela criativa e econômica foi muito importante para inspirar todos os artistas de animação. 

E nos esforçamos para fazer o nosso melhor em português. O Brasil tem uma população de mais de 200 milhões de habitantes, então, isso é importantíssimo para nós. Hoje, o filme está entre os dez mais vistos do país, na sexta posição, logo atrás de Avatar: O Caminho da Água Gato de Botas: O Último Pedido. 

Atualmente, estamos em 19 países da América Latina. Tivemos a oportunidade de estar na HBO e na Max. E estamos, há oito semanas, entre os dez primeiros na HBO. E a Sony acaba de assinar um contrato com a China. Então, chegaremos à China, ao Cazaquistão e ao mercado asiático.

Isso é muito importante para nós, pois nos esforçamos muito nesse filme, sem muito dinheiro. 

Por dentro da Immagini Animation Studios durante a produção de Chef Jack. Um animador faz o rig do personagem Leo com o auxílio do Toon Boom Harmony.
Por dentro da Immagini Animation Studios durante a produção de Chef Jack. Um animador faz o rig do personagem Leo com o auxílio do Toon Boom Harmony.

Como foi o processo de produção com o Storyboard Pro e o Harmony?

Giordano: Demos início à produção em 2016, mas, na verdade, nosso diretor, Artur [Costa], desenvolveu a ideia de Chef Jack quando estava na faculdade. Em seguida, quando conheci o Luiz Fernando, ainda em 2016, concluímos que a ideia original era impactante e inédita. 

Luiz: Foi uma experiência excepcional. Nós nos organizamos para fazer nosso primeiro filme original. Estabelecemos um fluxo de trabalho e um cronograma assertivos e usamos softwares, como o Toon Boom, em nossa animação e nos storyboards. Outras ferramentas foram usadas para desenvolver o filme com a qualidade que queríamos.

Em primeiro lugar, criamos um roteiro repleto de aventura. Queríamos oferecer ao nosso público uma experiência muito dinâmica. Decidimos usar tomadas e movimentos de câmera no estilo live-action, para dar mais movimento à cena. 

Outra frente foi a de pesquisa sobre estilos de personagens, cenários, iluminação e finalização. Passamos alguns meses trabalhando em estreita colaboração com a equipe de arte e animação para encontrar o estilo certo. Uma vez definido, chegamos à etapa de juntar [tudo] com o storyboard e o animatic, até chegarmos a um resultado satisfatório. Assim que o animatic foi aprovado, gravamos as vozes originais com artistas brasileiros. 

O próximo passo consistiu em definir todo o layout e a produção de todos os cenários e acessórios. Usamos a maioria das ilustrações 2D no planejamento, mas também as 3D, para dar mais profundidade a algumas cenas. 

Ao mesmo tempo, foram feitos todos os desenhos de personagens e os riggings. Conforme a etapa de planejamento avançou, entramos na de animação, em que a equipe de animadores colocou em prática os estilos de animação definidos no início pelo diretor do filme e pelo diretor de animação. 

Em seguida, chegou a vez da equipe de produção, que cuidou da coloração final, dos efeitos, da iluminação e das sombras, entre outros aspectos. Por fim, a trilha sonora, a sonoplastia e os efeitos sonoros foram inseridos.

Foto da produção de Chef Jack , com os chefs concorrentes e seus assistentes. Fornecido pela Immagini Animation Studios.
Foto da produção de Chef Jack, com os chefs concorrentes e seus assistentes. Fornecido pela Immagini Animation Studios.

Como foi o estágio de planejamento deste projeto?

Luiz: Temos uma grande equipe, que abraçou o projeto e se dedicou ao máximo para torná-lo um filme para toda a família. Estamos cientes de todos os desafios impostos por uma produção longa e, desde o estágio de planejamento, tentamos fazer o melhor e dentro do nosso orçamento. 

Por isso, pesquisamos muito até chegar ao conceito idealizado em termos de estilo dos personagens, cenografia, cenários, iluminação e finalização. Definimos as escolhas em conjunto com produtores, roteiristas, diretores, diretor de arte e diretor de animação e com a pós-produção. 

O filme foi uma escolha coletiva e acreditamos ter chegado a um resultado muito legal.

Quais técnicas e programas vocês usaram na produção deste filme? 

Luiz: Usamos cut out animation em quase todo o filme e, em algumas cenas muito específicas, usamos animação completa. Usamos softwares da Toon Boom, como o Storyboard Pro, para os boards, e o animatic e o Harmony, para a animação. Na cenografia, usamos o Photoshop, e na pós-produção, usamos o After Effects.

Revisão de cenas na Immagini Animation Studios.
Revisão de cenas na Immagini Animation Studios.

Em Chef Jack, é nítida a grande influência de filmes antigos de aventura – Indiana Jones é um que nos vem à mente. Quais foram as inspirações por trás de Chef Jack?

Luiz: Fomos realmente inspirados por Indiana Jones, por sua personalidade heroica, charmosa e cômica. 

Em termos de estilo de animação, nossa inspiração foi o filme A Nova Onda do Imperador. Mas também trouxemos referências do mundo da culinária, como reality shows de culinária e programas de chefs como Gordon Ramsay.

A iluminação e as sombras realmente se destacam nesse filme. Quais são os desafios e as vantagens de incorporar a iluminação dinâmica?

Luiz: O principal desafio é manter um padrão ao longo do filme, considerando a variedade de cenas, texturas, personagens e objetos.

Como as ações dos personagens tendem a ser mais exageradas, as sombras e a iluminação devem estar bem alinhadas e trabalhadas, para que também destaquem as cores e ajudem a facilitar a leitura da cena, principalmente para as crianças.

Mas, no final, é sempre gratificante e mágico ver o resultado.

Foto da produção de Chef Jack fornecida pela Immagini Animation Studios.
Foto da produção de Chef Jack fornecida pela Immagini Animation Studios.

Quais foram os aspectos mais desafiadores ou interessantes da produção?

Luiz: O mais interessante é ver o filme sendo feito e se tornando parte de nossas vidas. Nós nos apaixonamos pelos personagens e ficávamos sempre animados para ver as próximas cenas finalizadas.

O mais desafiador foi produzir parte do filme durante a pandemia de Covid-19. As reuniões eram por videoconferência. Nossa equipe trabalhou remotamente, o que foi algo novo. Com a organização e o comprometimento de todos, no entanto, conseguimos manter a programação e a qualidade.

Fale sobre a importância das produções em língua portuguesa e, particularmente, das brasileiras, no cenário mundial.

Luiz: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe são países que têm o português como idioma oficial. Chef Jack, contudo, sempre foi pensado como um filme de entretenimento voltado aos espectadores do mundo todo, já que temos legendas e dublagens que permitem esse alcance. 

Trouxemos elementos da nossa cultura para a narrativa, a trilha sonora e, claro, para os processos criativos em todas as fases da produção. Fomos muito bem aceitos pelo público dos mais de 25 países onde o filme foi exibido, seja em streaming, VOD ou nos cinemas. 

O audiovisual não tem fronteiras. Trabalho, amor e dedicação ao projeto sempre farão a diferença.

Por dentro da Immagini Animation Studios durante a produção de Chef Jack. Um animador faz o rig do personagem Leo com o auxílio do Toon Boom Harmony.
Por dentro da Immagini Animation Studios durante a produção de Chef Jack. Um animador faz o rig do personagem Leo com o auxílio do Toon Boom Harmony.

Como você descreveria a reação ao filme até agora?

Luiz: No Brasil, estivemos entre os filmes de maior bilheteria em 2023. Recebemos prêmios em diversos Festivais no Brasil e no mundo. E estamos aguardando os resultados da final dos filmes que estarão no Prêmio Ibero-Americano de Cinema. 

A distribuição mundial avança a cada dia. Por isso, gostaríamos de agradecer ao público, à mídia especializada e à Toon Boom pelo suporte à parceria. Neste ano de 2024, daremos início à produção de Chef Jack 2 , em uma nova aventura repleta de mistérios e surpresas. 

Giordano: Planejamos levar Chef Jack à Europa e a mais países da Ásia. Em Chef Jack, tivemos a oportunidade de apresentar os personagens. Agora, em Chef Jack 2, haverá mais aventuras, mais emoções, mais suspense. 

Nosso sonho é chegar ao Oscar, – não para vencer, mas para inspirar outras pessoas ao redor do mundo. Foi um prazer fazer esse filme. É mágico para nós.


A produção de Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro pela Immagini Animation Studios é um exemplo de dedicação, inovação e superação. E, ainda, mesmo enfrentando os desafios da produção, como a pandemia e limitações financeiras, a equipe de mais de 120 profissionais conseguiu criar uma obra com padrões elevados!

A Immagini Animation Studios demonstrou a força e o talento da animação nacional, inspirando novos artistas e provando que o Brasil tem um espaço significativo no cenário mundial. Eles não apenas criaram um filme, mas também abriram portas para o futuro da animação brasileira.

logo maya

Cronograma - Maya® Básico

Novembro

Dia 05 | Terça | 09h - 12h

Dia 08 | Sexta | 09h - 12h

Dia 19 | Terça | 09h - 12h

Dia 22 | Sexta | 09h - 12h

Dia 26 | Terça | 09h - 12h

Dia 29 | Sexta | 09h - 12h

Dia 03 | Terça | 09h - 12h

Dia 06 | Sexta | 09h - 12h

Dia 10 | Terça | 09h - 12h

Dia 13 | Sexta | 09h - 12h

logo 3ds max

Cronograma - 3ds Max® Essencial

Novembro

Dia 04 | Segunda | 09h - 12h

Dia 06 | Quarta | 09h - 12h

Dia 08 | Sexta | 09h - 12h

Dia 11 | Segunda | 09h - 12h

Dia 13 | Quarta | 09h - 12h

Dia 18 | Segunda | 09h - 12h

Dia 22 | Sexta | 09h - 12h

Dia 25 | Segunda | 09h - 12h

Dia 27 | Quarta | 09h - 12h

Dia 29 | Segunda | 09h - 12h

logo fusion 360

Cronograma - FusionTM Essencial

Novembro

Dia 04 | Segunda | 09h - 12h

Dia 06 | Quarta | 09h - 12h

Dia 08 | Sexta | 09h - 12h

Dia 11 | Segunda | 09h - 12h

Dia 13 | Quarta | 09h - 12h

Dia 18 | Segunda | 09h - 12h

Dia 22 | Sexta | 09h - 12h

Dia 25 | Segunda | 09h - 12h

Dia 27 | Quarta | 09h - 12h

Dia 29 | Segunda | 09h - 12h

logo civil 3d

Cronograma - Civil 3D® Essencial

Novembro

Dia 07 | Quinta | 09h - 12h

Dia 08 | Sexta | 09h - 12h

Dia 14 | Quinta | 09h - 12h

Dia 21 | Quinta | 09h - 12h

Dia 22 | Sexta | 09h - 12h

Dia 28 | Quinta | 09h - 12h

Dia 29 | Sexta | 09h - 12h

Dia 05 | Quinta | 09h - 12h

Dia 06 | Sexta | 09h - 12h

Dia 12 | Quinta | 09h - 12h

logo revit

Cronograma - Revit® Advanced

Novembro

Dia 05 | Terça | 09h - 12h

Dia 07 | Quinta | 09h - 12h

Dia 12 | Terça | 09h - 12h

Dia 14 | Quinta | 09h - 12h

Dia 19 | Terça | 09h - 12h

Dia 21 | Quinta | 09h - 12h

Dia 26 | Terça | 09h - 12h

Dia 28 | Quinta | 09h - 12h

Dia 03 | Terça | 09h - 12h

Dia 05 | Quinta | 09h - 12h

Dia 10 | Terça | 09h - 12h

Dia 12 | Quinta | 09h - 12h

logo autocad

Cronograma - AutoCAD® Essencial

Novembro

Dia 06 | Quarta | 14h - 17h

Dia 07 | Quinta | 14h - 17h

Dia 13 | Quarta | 14h - 17h

Dia 14 | Quinta | 14h - 17h

Dia 21 | Quinta | 14h - 17h

Dia 04 | Quarta | 14h - 17h

Dia 05 | Quinta | 14h - 17h

Dia 11 | Quarta | 14h - 17h

logo revit

Cronograma - Revit® Essencial

Novembro

Dia 04 | Segunda | 09h - 12h

Dia 06 | Quarta | 09h - 12h

Dia 11 | Segunda | 09h - 12h

Dia 13 | Quarta | 09h - 12h

Dia 18 | Segunda | 09h - 12h

Dia 02 | Segunda | 09h - 12h

Dia 04 | Quarta | 09h - 12h

Dia 09 | Segunda | 09h - 12h