Com a necessidade de investir e mudar cada vez mais o ensino no Brasil, o governo federal conduziu uma reforma no Ensino Médio em 2017 e foi em 2022 que vimos escolas de todo o país aplicando a nova proposta. Mas o que esse modelo tem de diferente do anterior? Como preparar mais jovens para o mercado de trabalho?
Afinal, o que é o Novo Ensino Médio?
Bom, se antigamente a gente estudava matérias principais como Física, Matemática e Português, o Novo Ensino Médio trouxe um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento em que o aluno escolhe seus “itinerários formativos”. Além de aprender as disciplinas essenciais, o jovem deverá escolher entre as trilhas de:
- Matemáticas e suas Tecnologias;
- Linguagens e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
E, ainda, há a possibilidade de ter uma Formação Técnica e Profissional na escola. Com isso, ao final do ensino médio o aluno receberá além do certificado regular também o certificado do curso técnico ou profissionalizante que cursou.
Ensino Técnico e Profissionalizante: uma ponte para o mundo do trabalho
O ensino técnico e profissionalizante veio para proporcionar aos estudantes uma formação mais prática e direcionada para o mercado de trabalho. Dessa forma, os alunos não estarão apenas aptos para prosseguir com estudos superiores ao concluírem o ensino médio.
Segundo o Datafolha, os jovens estão cada vez mais ansiosos para entrarem no mercado de trabalho. Somente neste ano, sete em cada dez jovens de 14 a 16 anos, que estão entrando no Ensino Médio, dizem querer conciliar o estudo com o trabalho.
Por isso, é necessário oferecer uma preparação mais direcionada e prática para o mercado de trabalho, fornecendo aos alunos habilidades técnicas e conhecimentos específicos em áreas como informática, eletrônica, mecânica, entre outras.
Dessa forma, os jovens terão mais chances de encontrarem um emprego e, ainda, será possível fortalecer a economia local e nacional, fornecendo às empresas trabalhadores qualificados e produtivos.
Parcerias com outras escolas e instituições de ensino de sua região
Além das oportunidades criadas com disciplinas técnicas e profissionalizantes para os alunos, as escolas também poderão procurar por parcerias com outras instituições de ensino de sua região para garantir uma gama de possibilidades de oferta de itinerários aos estudantes. Assim, elas poderão contar com o apoio de: Institutos Federais (IFs), universidades estaduais e federais.
Leia também: Seu curso profissionalizante está preparado para o futuro?
Oportunidades de ensino dos softwares da Autodesk®
No contexto do ensino técnico, os softwares da Autodesk® desempenham um papel crucial no desenvolvimento de habilidades avançadas para algumas carreiras como: movelaria, edificações, produção de audiovisual, entre outras.
Afinal, com programas como AutoCAD®, Revit®, Autodesk Fusion® e Maya, os alunos têm a oportunidade de explorar conceitos de design, engenharia, manufatura e animação 3D de uma maneira prática e interativa.
Leia também: Potencialize o ensino do Autodesk Fusion®
E o melhor! Os softwares da Autodesk® estão disponibilizados de forma gratuita para cursos que geram certificados reconhecidos pelo MEC! Tanto professores, quanto alunos podem explorar as ferramentas e se desenvolverem com a comunidade da Autodesk Educacional®.
Entretanto, vale lembrar que para que os alunos alcancem o seu melhor, é necessário que os professores sejam treinados e que haja uma reelaboração do currículo para ensinar o uso das melhores ferramentas com excelência!
Com isso, destacamos que nos Centros de Treinamento Autorizado da Autodesk® é possível se desenvolver ainda seu conhecimento nos softwares da Autodesk® e ainda ser treinado por um professor certificado!
Prepare seus alunos para um futuro promissor
O Novo Ensino Médio representa um passo significativo em direção a uma educação mais adaptada às necessidades e desafios do século XXI.
Por isso, ao integrar o ensino técnico e profissionalizante a aprendizados práticos em softwares como da Autodesk® e outras tecnologias, estamos qualificando alunos para terem uma carreira promissora e moldarem cada vez mais o amanhã.