Recentemente, adicionamos recursos de fabricação aditiva ao espaço de trabalho de fabricação do Fusion 360®. Você deve estar se perguntando por quê? Simples, esse software pode exportar arquivos de malha desde o lançamento!
Por esse e outros motivos, achamos que seria útil mostrar seisrazões pelas quais acreditamos que vale a pena usar o espaço de manufatura aditiva no software em vez do cortador padrão.
1. Formatos STL não carregam dados de fabricação
STL (Standard Triangle Language) é um formato de arquivos de malha que se tornou o padrão para impressão 3D. No entanto, o STL é o tipo de arquivo menos preciso e, tecnicamente, não carrega nenhuma informação essencial para a impressão 3D e nem um dos fatores mais críticos para a fabricação: unidades.
2. Formato 3MF Revoluciona a Manufatura Aditiva
A diferença entre um STL e um 3MF é como o salto de um .BMP para um PDF.
Enquanto um PDF pode conter muito mais informações, as fontes são selecionáveis, você pode incorporar imagens e vídeos e pode criptografar PDFs nativamente; os 3MFs são o equivalente à impressão 3D, ele pode transportar muito mais metadados.
Com a contínua expansão desse formato para carregar mais e mais metadados relevantes para a impressão 3D, o Fusion 360® se torna um programa essencial para pensar no presente, uma vez que ele é compatível com 3MF.
3. Projeto Associativo e Dados de Manufatura
Os fluxos de trabalho atuais que oferecem suporte à exportação STL quebram a jornada do projeto à fabricação, uma vez que eles convidam a erros com um processo totalmente manual para mantê-los atualizados.
No Fusion 360®, seus dados de projeto e dados de fabricação são associativos. Isso significa que, se você configurar uma peça para imprimir e precisar alterar o design em si, todas as alterações feitas no espaço de design serão propagadas para o espaço de fabricação.
Não há necessidade de configurar o arquivo novamente; você pode simplesmente enviar esse código G para impressão.
4. Fusion 360® Extension, leve seus recursos aditivos ainda mais longe
Uma das melhores coisas sobre o Fusion 360® é como o produto é estruturado, abrangendo quase tudo que você precisa para projetar e fabricar, mas, às vezes, você precisa fazer algo personalizado.
Por isso, as extensões fornecem acesso a recursos especializados, tornando seu fluxo de trabalho mais acessível e ininterrupto por compras extras de produtos.
Além disso, elas oferecem acesso a fluxos de trabalho DMLS (Direct Metal Laser Sintering) e simulação de processos para ver como seu objeto será impresso. Você também pode criar modelos de fabricação que compensarão o deslocamento causado pela mudança de calor com apenas um clique.
5. Evite erros comuns com o Additive Assistant
Uma das grandes vantagens do Fusion 360® é a loja de aplicativos, onde você pode encontrar plug-ins de terceiros que desejam que seus produtos conversem com o software e aplicativos oficiais e gratuitos feitos pela Autodesk®.
Uma das melhores ferramentas disponíveis na app store é o assistente aditivo (additive assistant).
Seja você um iniciante ou um profissional experiente, todos nós cometemos erros ao preparar peças para impressão. Com esse assistente, você consegue identificar possíveis problemas que podem ocorrer na impressão, destacando onde estão os overhands, onde pode ocorrer empenamento, se sua peça terá boa adesão à cama e muito mais. Dessa forma, você consegue evitar que esses problemas afetem o seu protótipo.
6. Personalize sua máquina com o Post Configurator
Outro ótimo aplicativo é o pós-configurador (post configurator) que permite controlar as funções que você normalmente inseriria manualmente na máquina, como temperatura do leito, tempos de espera durante o aquecimento, velocidade do ventilador e muito mais. Com esse aplicativo, você otimiza o seu tempo e deixa o processo do seu projeto muito mais fluido!
Conclusão
Se você ainda não conhecia nenhum desses benefícios do Fusion 360® e ainda ficava com o pé atrás com essa ferramenta, saiba que essas 6 razões são apenas um vislumbre de todas as qualidades que esse software oferece.