Por João Gabriel Almeida e Nathalia Abrantes
Como comentado no último post, a Toon Boom ofereceu, gratuitamente, cursos aos softwares Storyboard e Harmony para passar a quarentena:
O primeiro, é uma solução de storyboard all-in-one, que combina desenho, script, controle de câmera, recursos de criação de animações e som. Além disso, integra-se perfeitamente ao Harmony, sendo uma maneira de divulgar seu conteúdo de maneira rápida e fácil.
Já o segundo, reconhecido e usado pelos principais estúdios de animação do mundo há 25 anos, nivela o campo de jogo com seu software de animação de produção, trazendo animação 2D e recursos completos de produção para estudantes, freelancers, artistas e animadores profissionais.
A pandemia do novo COVID-19 suspendeu aulas, impôs o isolamento domiciliar e mudou a rotina de trabalhadores, crianças e, principalmente, a programação das telinhas. Isso tornou-se um grande desafio. Ao parar e pensar o que pode ser feito durante esse tempo, o acesso a filmes, inclusive àqueles direcionados ao público infantil, sem dúvidas, foi recorrente.
Sabe-se que os vídeos são sistemas de gravação e reprodução de imagens, que podem estar acompanhadas de sons. De uns tempos para cá, tornaram-se poderosos por serem capazes de encantar o público, atrair seguidores, contribuir para o branding dos negócios, contribuir para comunicação visual e o mais importante: prenderem a atenção. Graças a eles, é possível passar uma mensagem para determinado público e ocorrer a devida compreensão do conteúdo.
Com a internet, abriu-se espaço para a criação e a publicação de animações 2D em diversas plataformas, como YouTube de Vimeo, por parte dos amantes dessa área. Apesar das opções tradicionais, o avanço dessa animação possibilitou, em tempos de coronavírus, ser a chave para o negócio. Afinal, o que as pessoas em casa mais têm buscado são conteúdos para se entreterem.
Você sabe quantos desenhos são necessários para realizar um quadro de animação ?
Para fazer um quadro de animação, cada segundo de desenho precisa ter pelo menos 24 desenhos e isso não é moleza não. Para ter uma ideia, o storyboard de um curta-metragem de sete minutos costuma ter de 200 a 250 quadrinhos.
Como exemplo, o famoso filme Universidade Monstros da PIXAR. Com mais de 400 personagens – uma média de 25 por quadro – precisou de 100 milhões de horas de computador para ser gerado. Isso são 29 horas por quadro, tudo realizado na fazenda de servidores da própria Pixar em Emeryville (EUA).
Com essa breve análise, tem-se a ideia que, por trás de uma animação, existem custos que encarecem a produção – pagamento de atores, locações, deslocamento, equipamentos, equipes de apoio e diretores. Devido ao risco de infecção pelo COVID-19, ocorre, consequentemente, o afastamento das telas, já que torna-se uma despesa inviável para muitas empresas.
Com os softwares Harmony e Storyboard, studios de animação e agências de publicidades podem projetar suas animações de casa de maneira simplificada. As assinaturas mensal ou anual, podem, facilmente, garantir o acesso aos softwares pelo computador do trabalho ou de casa. Basta efetuar login, retornar a licença através do aplicativo que está usando e do seu assistente de licença e continuar trabalhando como de costume.
Um dos pontos fortes e diferenciadores do mercado da Toon Boom é a forma como trabalha a comunidade e a rede, principalmente, no Brasil. Tendo em vista as atuais preocupações de saúde em todo o mundo, e com um grande número de estúdios e escolas que trabalham com políticas de home office, vale reforçar a ação da Toon boom ao oferecer as licenças gratuitas para uso gratuito por 30 dias.
Por isso, não tem como ficar parado nesta quarentena. Aproveite para experimentar os softwares da Toon Boom Animation com integração a diversas plataformas em um pipeline de produção fantástico, para importar arquivos PSD e PSB multicamada, Illustrator, PDF, bitmaps e áudio e exportar para mp4 em visualização para animação de alto desempenho.
Clique aqui para baixar uma versão de teste. Mas, caso queira assinar uma licença agora, entre em contato através do formulário abaixo:
Fontes: Toon Boom Animation, b2 mídia, GIZMODO e VIDMONSTERS