Por Nathalia Abrantes
Desde o dia em que o Fusion 360 entrou no mercado, a Autodesk visou construir um produto em que as ferramentas de design estivessem disponíveis para todos, sempre atualizadas e fáceis de usar.
Ao amadurecer em um ritmo rápido, conquistou sua reputação como a ferramenta de desenvolvimento de produto ponta a ponta mais acessível que existe. Sabendo disso, à medida que a Autodesk fornece mais recursos, também precisa ter uma distinção clara entre as ofertas para uso pessoal e uso comercial, como notado na tabela abaixo:
O Fusion 360 para uso pessoal permitiu que muitos tornassem um projeto em uma fonte de renda viável. Para manter, a oferta para esse uso ainda é gratuita para aqueles que não fazem projetos comerciais e treinamentos na ferramenta.
Para liderar o mercado como a ferramenta unificada de escolha nº 1 em desenvolvimento e fabricação de produtos profissionais, é preciso eliminar esse uso indevido existente. Além disso, é preciso dimensionar de forma sustentável e oferecer suporte a recursos avançados para os assinantes, ao mesmo tempo que segue os princípios de democratizar o design para todos.
Alteração no Fusion 360 para uso pessoal
A exportação STEP permanecerá disponível. A remoção da exportação STEP foi anunciada anteriormente como parte das mudanças para conter o uso indevido por usuários comerciais.
Confira, abaixo, informações e perguntas frequentes sobre essa nova atualização:
1 – Ainda é gratuito?
Sim, desde que não seja usado para projetos comerciais ou treinamento. Caso esteja interessado, localize um parceiro oficial mais próximo e obtenha mais informações.
2 – O que realmente significa a mudança de 10 documentos ativos?
Significa que você possui 10 pontos para abrir qualquer documento e editá-lo quando quiser. Os outros serão armazenados, salvos em seus projetos em um novo estado inativo – permanecerão seus.
- Mesmo se atingir a capacidade de 10 documentos, é possível revisitar um design antigo e abri-lo. Para isso, basta desativar o que está ativo no momento e ativar o que antes estava inativo. Eles “trocarão” de lugar.
*PDFs, imagens, apresentações e planilhas, por exemplo, não contam para a permissão de 10 documentos ativos.
- Se você possuir uma montagem com designs referenciados, ela e cada referência contará como 1 documento (cada). Você ainda poderá editar esses designs, desde que também estejam ativos. Caso contrário, ainda poderá abrir suas montagens, mas as referências serão somente leitura.
*Biblioteca de projetos eletrônicos, esquemático, PCB 2D contam como 1 documento.
3 – Ainda posso usinar peças?
Sim. O fresamento de 2, 2,5 e 3 eixos ainda estará disponível nessa atualização.
Funcionalidades de manufatura mais avançadas, como fresamento de 3 + 2 eixos, 4 eixos e 5 eixos, estarão disponíveis apenas na assinatura paga. A simulação toolpath na área de trabalho de manufatura ainda estará disponível.
A capacidade de troca automática de ferramentas não estará mais disponível e as taxas de avanço rápido são limitadas.
4 – Ainda posso imprimir em 3D?
Sim, a exportação de STL ainda estará disponível.
Você ainda pode usar o Fusion 360 para impressão 3D com “Arquivo” > “Impressão 3D” > enviar para impressão de sua escolha, “Exportar arquivo” > “STL” ou “Salvar como STL”.
5 – Ainda posso cortar a laser ou fazer roteamento 2D?
Salvar como DXF ainda está disponível no esboço.
DXF não será mais um formato de arquivo compatível em “Arquivo” > “Exportar”, mas você ainda poderá clicar com o botão direito em um esboço no navegador e selecionar “Salvar como DXF” para suas necessidades de corte a laser e roteamento.
6 – Acesso à extensão significa scripts e add-ins?
Não, ainda é possível o acesso aos scripts e suplementos baixados da Autodesk App Store.
As extensões, nesse contexto, referem-se às extensões de fabricação disponíveis para compra. Essas são capacidades, como sondagem, rotação de 4 eixos, estratégias de 5 eixos íngremes e rasas, que estendem suas habilidades de fabricação com mais conveniência, tempo de máquina mais rápidos e acabamento de alta qualidade.
7 – Há alterações nas assinaturas de educação, inicialização, avaliação e pagas?
Não. Vale ressaltar que essa mudança não afeta a avaliação, a oferta de educação, a oferta de inicialização ou a assinatura paga. As atualizações continuarão a ser entregues em todas as ofertas; funcionalidades avançadas adicionais podem ser excluídas da oferta pessoal em andamento.
Avisos importantes
Usa o Fusion 360 para uso pessoal e precisa exportar seus designs em qualquer um dos formatos mencionados acima? Você só poderá até 1º de outubro de 2020. A permissão para 10 documentos ativos entrará em vigor em 19 de janeiro de 2021.
Após essa data, vale lembrar que terá a opção de selecionar os 10 documentos que deseja manter ativos, visto que o restante será armazenado em sua conta em um estado arquivado. Não há limite para quantos designs você escolhe manter.
As ofertas de treinamento permanecerão como estão: todo centro de treinamento oficial Autodesk tem acesso aos produtos completos. Já alunos e educadores ainda podem obter acesso educacional gratuito de um ano a esses produtos, renováveis enquanto qualificado. Se já paga a assinatura do Fusion 360, entretanto, nada mudará.
Ainda possui alguma dúvida?
Fonte: Autodesk