Por Nathalia Abrantes
Uma coisa é certa: na medida em que a sociedade evolui, a ciência e a tecnologia inovam.
Ao mesmo tempo que vivenciamos mudanças no paradigma de eletrônicos e construções, por exemplo, um outro setor presente em nosso cotidiano também avança: animação.
Por quê? A gente explica!
Cada vez mais, pessoas buscam conteúdos divertidos para distração, assim como recorrem ao audiovisual para atração. Desenhos, material educacional, filmes, séries e propaganda são alguns exemplos de produtos e serviços. Isso tudo para todos os público, do infantil ao adulto.
Além disso, as animações possuem alta influência e, muitas vezes, tornam-se muito mais que apenas uma multimídia. Como não lembrar de personagens que criamos uma relação afetiva, viram marcas, ou estampam vários objetos? Certamente, o universo deste setor é vasto, e pode ser explorado em diferentes plataformas e produtos de entretenimento.
Quanto a números, estima-se que o consumo de animação no mundo chegou a US$ 249 bilhões em 2016. Com o constante crescimento, não há dúvidas que neste ano aumentou ainda mais. Isso é resultado da alta demanda que serviços de TV a cabo e satélite, bem como do avanço da internet e seus serviços de video on demand (VoD), promovem.
Em outras palavras, todo esse movimento faz com que o setor de animação tenha grande relevância econômica no mundo! Para ter uma ideia, no Brasil, em 2017:
- 213 obras de animação foram lançadas, sendo 115 curtas-metragens, 13 médias-metragens, sete longas-metragens e 78 obras seriadas;
- Portanto, as animações nacionais representaram 20% do total de animações lançadas nos cinemas brasileiros.
Mercado internacional
Enquanto isso, há importantes produtores e consumidores de animação no mundo. Entre eles, destacam-se Estados Unidos, Canadá, Japão, China, França, Inglaterra, Coreia do Sul e Alemanha.
Você sabia que pode trabalhar com animação nestes países?
Estúdios espalhados por todo o globo usam e reconhecem o valor do software Harmony da Toon Boom. Por exemplo: FOX, NBC e NELVANA.
Se este setor interessa, você precisa conhecer o Harmony 20. Ele pode ser a chave para o seu sucesso. Aqui no Brasil também! Como exemplificado mais acima, as animações brasileiras não param de crescer e dar oportunidades. Inclusive, chamam atenção lá fora por uma de nossas marcas registradas: a criatividade.
Confira o que ele torna possível:
Anota essa dica e conheça o potencial do Harmony! Para ajudá-lo nessa caminhada e nos estudos, disponibilizamos 8 tutoriais exclusivos gratuitos em português!
Neste conteúdo, você encontrará:
4 webinars:
- Primeiros Passos no Harmony 20
- Paperless (animação sem papel)
- Criando e Animando um Personagem Cut-Out
- Mix de Técnicas e Lip Sync
+ 4 vídeos:
- Timeline (linha do tempo)
- Node View
- Deformers (deformadores)
- Art Layers (camadas de arte)
+ Link para testar o software gratuitamente durante 21 dias!