Fazer um curso nem sempre é uma decisão fácil. São muitas possibilidades que podem nos confundir e não saber de fato onde investir, mas quando falamos de oferecer cursos in company, a empresa encontra ainda mais barreiras. É nesse momento que um Centro de Treinamento Autorizado faz toda a diferença.
Como uma entidade reconhecida para oferecer treinamentos, o ATC® (Authorized Training Center) oferece um desenvolvimento especializado para seus clientes, como foi o caso da Colmaker e o Senac João Pessoa, que buscava um aperfeiçoamento no uso das soluções Autodesk® em seus cursos.
Há mais de 7 anos como Centro de Treinamento Autorizado da Autodesk®, a Colmaker já emitiu mais de 6 mil certificados e entregou mais de 3 mil horas de treinamento.
Como distribuidores do Programa ATC®, entrevistamos Wanderlândia, uma professora que foi aluna da Colmaker ano passado e que encontrou no Fusion® novas possibilidades de curso para sua instituição e seus alunos.
Leia a entrevista na íntegra.
Conhecendo o Fusion®
Eu não tinha conhecimento. Conhecia AutoCAD®, Revit®… Eu trabalho mais com Excel, trabalho com o Power BI e Illustrator, Photoshop, In Design, mais essa área voltada para gráfica…
E fizemos alguns projetos que a gente estava pensando em criar nas turmas para poder utilizar também essa impressora [3D] junto com outros cursos, mesmo cursos mais simples, mas que eles pudessem ter esse contato com essa questão dos objetos 3D de poder criar uma situação e de repente você ver concretizada, né? Essa garotada gosta muito.
Aí olhei o curso, fui pesquisar… Me chamou a atenção porque tinha assim, objetos, criação em 3D. Tinha realmente tudo a ver com a nossa realidade de sala de aula.
A experiência de um treinamento com um ATC®
[O treinamento] atendeu muito porque a gente começou a ter um panorama bastante diferenciado, uma realidade muito profissional. Então você vê que a pegada ali do curso foi outra. O curso foi de 30 horas, claro que a carga horária é pequena, mas ela te dá um conhecimento, uns comandos bacanas para você desenvolver.
A maioria já é professor, trabalha em alguma parte, então dali você consegue, com o que você pegou do curso, buscar mais, não é?
E a gente estava com uma ideia assim… De criamos o nosso limpador [de teclado] porque a gente visualiza os teclados… É algo muito sujinho, realmente não é? Várias pessoas utilizam e sempre tentar bater no teclado.
Após o professor explicar ferramentas bens bem cruciais mesmo para a gente ter essa ideia de criar, aí no último dia de aula a gente disse: “Não, a gente tem que criar esse projeto para mostrar para o professor, sabe? Mostrar para ele ver que realmente o que ele explicou pra gente, a gente conseguiu concretizar no objeto, né?”
E a gente viu que a partir desse conhecimento, a gente consegue criar muita coisa. A gente quer fazer também essa parte do curso, dar uma disciplina também de Fusion® aqui também, né? E o professor deu altas dicas para montar turma. É claro que se você tiver 20 alunos, não será possível imprimir 20 projetos, mas o melhor projeto vai para a impressora.

Os pontos mais interessantes no Fusion®
A criação, essa parte da profundidade, de você criar a espessura do objeto, de você fazer aquelas casca é sensacional, sabe? Você consegue ver o detalhe real. Na tela você consegue ver a sua falha ali no produto quando você está fazendo… Outra tecnologia muito boa foi da IA nele [Fusion®] mesmo… Aquela questão da elevação, ele já deixa no ângulo correto, aquilo dali é sensacional. Se realmente uma peça vai encaixar com a outra, vamos ver se vai…
Isso é muito válido, porque até na questão da sustentabilidade, você não vai imprimir um projeto naquela torcida para ele dar certo. A fase desse reconhecimento do ajuste do objeto que você fez, você consegue desenvolver [com] sucesso total o projeto, sem gasto nenhum de produto, isso é muito top.
Ele [o professor] soube realmente colocar o programa em evidência. Hoje tudo envolve a impressão 3D, nós temos o equipamento, nós temos material, temos professores, falta agora só a gente dar uma guinada em cima disso.
E o mais interessante que a gente pode colocar o Fusion® dentro de não só um curso específico, [mas] eu posso fazer um curso de Photoshop com a modelagem, eu posso fazer o Illustrator com uma modelagem.
O potencial para a educação
Sem dúvidas, o treinamento da Colmaker trouxe uma nova visão para os instrutores do Senac João Pessoa. Muitos não conheciam a ferramenta e, como Wanderlândia, puderam em 30h ter um contato que já despertou um conhecimento para novas possibilidades de ofertas educacionais. Consequentemente, preparando seus alunos para um mercado profissional cada vez mais digital e sustentável.
Quer saber mais sobre como oferecer treinamentos com as soluções Autodesk®?
