Com mais de 25 anos de carreira, Adriano Oliveira é um Instrutor Certificado da Autodesk® com premiações como: Melhor Instrutor Autodesk® das Américas e Melhor Instrutor Autodesk® da América Latina. Além disso, Adriano também foi autor e colaborador de diversos livros da Autodesk®!
Assim, entramos em contato com o Adriano para conhecer mais sobre sua carreira, cases de sucesso e desafios dessa jornada que vai além do treinamento, mas também como gestor da MaxiCAD, um importante Centro de Treinamento Autorizado da Autodesk® (ATC).
Leia a entrevista a seguir.
O início da carreira e o papel da Autodesk®
Começando, eu gostaria que você falasse um pouquinho de você. Como você começou a sua carreira na área?
Eu sou graduado em Sistemas da Informação, com pós-graduação em Gestão de Projeto e trabalho na área de construções há mais de 25 anos, focado no apoio às empresas que precisam implementar processos no seu dia a dia.
Nós desenvolvemos soluções com base em processos que otimizem o ganho de tempo e facilite o dia a dia a como profissional.
A construção e infraestrutura são as duas áreas em que eu atuo bastante, fazendo essa ponte entre o que o projeto desenvolve e o que a obra efetivamente necessita.
Então, eu, como profissional, tenho a oportunidade de trabalhar com o aluno ou com o cliente acadêmico que está iniciando a sua jornada de conhecimento.
E passo por todas as etapas do desenvolvimento do projeto (…) desde o planejamento da obra, acompanhamento de obra, execução desta obra e depois a entrega da obra. Ou projeção de manutenção dessa obra, ou então para o cliente final.
Quando você começou a ter o seu primeiro contato com a Autodesk®? Quais foram os primeiros softwares que você começou a utilizar no seu trabalho?
Eu comecei com a Autodesk® em 1997, com o AutoCAD® 10, tá? Não o AutoCAD® 2010, AutoCAD® 10 ainda na era DOS. Então eu comecei com a Autodesk® muito mais por uma brecha que abriu na minha carreira.
Eu trabalhava numa construtora implementando sistemas e houve uma oportunidade de aprender a usar AutoCAD® para ajudar o pessoal da obra e o pessoal de projeto conjunto de desenhos que pudessem ser interligados com os sistemas que nós já tínhamos dentro da empresa.
Ali eu comecei a utilizar o AutoCAD® até entrar para uma empresa, um ATC aqui no Brasil. Eu ingressei em um ATC em 1999, já como Instrutor da Autodesk®.
A experiência como ACI
Trabalhei nesse ATC como gerente e coordenador de treinamentos. Então, durante esse período, eu fui aumentando o meu leque de soluções Autodesk®. Eu passei a trabalhar dentro do pacote de construção em praticamente todas as ferramentas que envolvam.
Hoje, com uma vasta experiência, Adriano está habilitado a ministrar treinamentos com mais de 10 soluções da Autodesk®:
- AutoCAD®
- Civil 3D®
- Revit®
- Revit® MEP HVAC
- InfraWorks®
- Navisworks®
- Autodesk® Docs
- BIM Coordinator
- 3DS Max®
- Ferramentas do AutoCAD® Plano 3D
- Inventor®
- Autodesk® ReCap
O nosso foco de educação são processos. Eu, como instrutor, não ensino aluno apertar botão. Todos os alunos aprendem a pensar que o projeto com uso do software e não pensar software para desenvolver o projeto.
Isso me levou algumas premiações dentro da Autodesk®.
Os ganhos e os desafios de ser um ACI
Como ser um ACI e Gestor de um ATC impactou na sua carreira?
Eu já participei de inúmeros projetos desafiadores, única e exclusivamente por ser um profissional certificado. Tanto profissionalmente, quanto como instrutor.
Eu já fui chamado para projetos e para colaborar com projetos que o importante para as empresas que me chamavam era a experiência com a Certificação, a experiência comprovada com os produtos.
Então, tem inúmeros projetos que nós já participamos e que estamos participando atualmente que só se tornaram viáveis em função da nossa bagagem como instrutor, como Centros de Treinamento e como profissional certificado.
Quais foram os seus maiores desafios como ACI?
Estar atualizado. Eu preciso ler muito, preciso estudar muito. Eu participo de dezenas de grupos de discussões para me manter atualizado. Então, um dos desafios como ACI é manter o entusiasmo, a motivação para manter as atualizações.
Cases de sucesso
Teria algum case grandioso, algum projeto que você trabalhou que você poderia compartilhar?
Ocorreu em 2010. Eu fui chamado para coordenar um trabalho de compatibilização BIM dentro da primeira fábrica de semicondutores da América Latina. O nome da fábrica é CEITEC, fica aqui no Rio Grande do Sul, e eu fui chamado pelo meu currículo junto a Autodesk®.
Algum tempo atrás, eu fui chamado por uma empresa que faz a gestão de aterro sanitário. Um desafio de pegar os dados de um aterro sanitário e transformar em dados de mapeamento com Civil 3D® para que eles soubessem onde estavam as concentrações de gás metano dentro do aterro sanitário.
E, a partir desse trabalho, hoje existe nesse local instalada uma usina termoelétrica que se beneficia desse projeto que foi feito.
Então, ele sabe onde é que tem a concentração de gás metano dentro do aterro, faz a extração desse gás metano, queimam o gás, chamado de biogás, e transformam ele em energia.
Mais uma vez eu fui chamado para esse trabalho pela Certificação em Civil 3D®, que é minha Certificação.
E, depois de desenvolver o trabalho, tinha que multiplicar a base de conhecimento para toda a empresa. Então, nós desenvolvemos um método, validamos o método com engenharia, validamos um método com as pessoas, com os stakeholders interessados para depois transformarmos isso em treinamento.
Como funciona a MaxiCAD como ATC
Nas palavras do Adriano, a MaxiCAD tem um público mais corporativo. Por isso, 100% de seus treinamentos são personalizados para essas empresas, um diferencial enorme!
Eles personalizam o conteúdo dos softwares necessários, desenhando um fluxo de trabalho baseado nas soluções da Autodesk® e, assim, ministram o treinamento para essa empresa. Esse trabalho mostra o seu nível de excelência como Centro de Treinamento no Brasil.
Conselho para os profissionais que desejam seguir na área
Você teria algum conselho para os profissionais que queiram seguir na área, se tornar instrutores também da Autodesk®?
Aprendam o software, mas aprendam como usar o software efetivamente, ou seja, mercado de trabalho. Sejam profissionais do mercado e não profissionais de laboratório, estejam dentro de uma obra, entenda o que a obra precisa, entendo oque um projeto precisa efetivamente! Porque hoje há uma carência muito grande de instrutores que saibam o que o projeto precisa fazer para entregar a obra.
Então, estudem muito, mas também vivam a experiência de ser profissional da área, sejam profissionais nas áreas que trabalham com um instrutor. Isso faz uma diferença muito grande.
Sem dúvidas, a entrevista com o Adriano nos traz muita confiança no trabalho desenvolvido pelos instrutores certificados. Ser um profissional dedicado a formar pessoas a pensarem fora da caixa, a serem analíticas, pensarem além do “apertar botão” é o que faz a diferença. Trabalhamos como esse nos encaminha para um mundo com soluções mais inovadores e melhor.